A primeira campanha teve um sucesso total, nos tornando a segunda maior Aviação Civil mundial. Assis CHATEAUBRIANT, dono dos Diários Associados, idealizou esta Campanha que foi endossada pelo primeiro Ministro da Aeronáutica Joaquim Pedro Salgado Filho. Empresas e Pessoas Físicas doaram os recursos que foram usados para adquirir aviões de instrução. Muitas famílias doaram áreas para a criação de novos aeródromos. Muitas delas depois foram “ocupadas” pela Força Aérea para a construção de suas Bases Aéreas. Muitos Aeroclubes foram fundados antes da criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira e suas pistas foram utilizadas pela FAB, principalmente as Bases Aéreas situadas nas Capitais do País. Com isto foi estruturada a formação de pilotos e incrementada a Construção Aeronáutica no país. Várias áreas do segmento aeronáutico sofreram a influência da CNA e se fortaleceram desde então.
A CNAC foi totalmente elaborada e estruturada após consultas e
pesquisa nos diversos setores envolvidos na Aviação Geral brasileira.
Apesar de não ter os mesmos objetivos diretos da CNA, a CNAC aspira
metas e objetivos que tragam resultados de igual envergadura, a fim de
salvar nossa Aviação Geral fazendo com que o Brasil reconquiste a
“posição” global de destaque onde se manteve por muitos anos. A CNAC tem
propósitos e compromissos muito próximos com os da CNA, inclusive com
aspiração de imprimir o mesmo efeito longevo nos seus resultados.