ASABRAS NEWS


Em teste tido como bem-sucedido, foguete explode ao pousar

Marte ai vamos nós

por: Gilson Campos - 10/12/2020

Um protótipo do futuro foguete gigante da SpaceX, que a empresa planeja destinar a missões a Marte, explodiu durante um lançamento de teste na costa do estado do Texas (sul), no dia 9 de dezembro de 2020.

A SpaceX, porém, se mostrou otimista com o teste, e em uma transmissão ao vivo do lançamento colocou na tela a seguinte mensagem: “TESTE INCRÍVEL. PARABÉNS À EQUIPE!”.

Marte, lá vamos nós!”, comemorou Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, em sua conta no Twitter minutos após o teste, explicando que o excesso de velocidade no pouso foi responsável pelo acidente.

Musk citou as partes bem-sucedidas do curto trajeto do foguete, batizado de Starship 8: decolagem, mudança de direção durante o voo e uma trajetória de pouso precisa (antes da explosão final).

Temos todos os dados de que precisávamos! Parabéns à equipe SpaceX”, ressaltou.

No teste de lançamento, a nave decolou e subiu corretamente em uma linha aparentemente reta, antes do desligamento em sequência de dois motores. Após 4 minutos e 45 segundos de voo, um terceiro motor desligou e o foguete iniciou sua descida na posição programada.

Os motores foram reiniciados segundos antes de pousar em um esforço para diminuir a velocidade da nave, mas mesmo assim foi incapaz de evitar que ela batesse com força na Terra, vindo a explodir.

Protótipos menores já foram lançados várias centenas de metros no ar por menos de um minuto como parte de uma série de testes que visam desenvolver a próxima geração de foguetes da empresa.

Depois de várias tentativas frustradas, o voo foi transmitido ao vivo na conta do Twitter do @SpaceX.

O voo foi planejado para testar o enorme corpo metálico do SN8 (Starship número 8) e seus três motores assim como para avaliar sua aerodinâmica na decolagem e durante o retorno à Terra para pouso, que será feito verticalmente, na mesma linha do que é capaz de fazer o foguete Falcon 9, pioneiro da SpaceX.

Fonte: SpaceX

Foto: Reprodução do Youtube


DEVOLVAM AS ASAS AO BRASIL
A Campanha Nacional da Aviação Civil "Devolva as Asas ao brasil", é uma ação popular que busca o apoio de toda a sociedade aeronáutica brasileira e do setor produtivo da aviação. Um esforço comum, com foco no estancamento do retrocesso imposto nos últimos anos, na recuperação da aviação geral no país e incentivo para a retomada da posição de destaque que o Brasil sempre ocupou na aviação mundial.

Contatos

  • ASABRAS - Campanha Nacional da Aviação Civil
  • Av. Presidente Vargas, 962, sala 1004
  • Rio de Janeiro - RJ - Cep
  • Fone: 21 2262-0936
  • Email: contato@asabras.org.br
  • Website: www.asasaobrasil.org.br