Durante uma conferência de imprensa em 2 de dezembro de 2020 na Convenção e Exposição de Aviação Empresarial Virtual da NBAA (VBACE), a Textron Aviation anunciou a introdução do turboélice Beechcraft King Air 260, chamando-o de uma nova era para sua aeronave Beechcraft King Air 200 Series.
O King Air 260 apresenta avanços tecnológicos para o cockpit e melhorias na cabine “que não só trazem maior facilidade de operação para os pilotos, mas também uma nova era de vôo”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. A aeronave é uma variante aprimorada de seu predecessor King Air 250. O 260 substituirá o King Air 250, já que a produção deste último tipo será encerrada.
O anúncio segue o recente lançamento do Beechcraft King Air 360, que obteve a certificação de tipo FAA em outubro, e as entregas aos clientes estão em andamento.
“Colocamos um valor imenso em nossas conversas com nossos clientes, e os investimentos que fazemos em nossas aeronaves são resultado direto de ouvir suas opiniões”, disse Draper. “Estou orgulhoso do esforço impressionante de nossa equipe em pegar uma aeronave lendária e adicionar avanços tecnológicos que permitirão aos clientes cumprir suas missões variadas.”
Equipado com o motor PT6A-52 de 850 cavalos de potência da Pratt & Whitney Canada, o King Air 260 tem capacidade para nove e tem alcance de 1.720 milhas náuticas, com velocidade máxima de cruzeiro de 310 ktas e carga útil de 3.760 libras. A produção da montagem já está em andamento e a certificação e as entregas são esperadas para o início de 2021.
Novo no cockpit é o Innovative Solutions & Support (IS&S) ThrustSense Autothrottle, que a Textron também anunciou ter recebido a certificação de tipo suplementar (STC) para aeronaves Beechcraft King Air 200 equipadas com Pro Line Fusion, incluindo novos turboélices King Air 260 de produção.
O IS&S ThrustSense Autothrottle “reduz a carga de trabalho do piloto gerenciando automaticamente a potência do motor desde a decolagem até as fases de subida, cruzeiro e descida do vôo”, disse a empresa em um comunicado à imprensa.
A aprovação do STC do autothrottle na aeronave Beechcraft King Air 300 equipada com Pro Line 21 está prevista para breve.
O cockpit do King Air 260 também apresenta um novo controlador de pressurização digital e o sistema de radar meteorológico Collins Aerospace MultiScan, que será um recurso padrão em todos os King Air 260.
“Este sistema é amplamente considerado um dos sistemas premium de radar meteorológico disponíveis”, disse Draper. O sistema de radar meteorológico MultiScan detecta automaticamente os contornos da precipitação, mapeia a turbulência e elimina a interferência do solo em alcances de até 320 nm.
Os assentos na cabine King Air 260 usam uma tecnologia de mapeamento de pressão para aumentar o conforto, o que é especialmente importante em voos mais longos.
Draper concluiu: “Estamos recebendo um bom feedback de nossos clientes fracionados de fretamento e membros, como NetJets e Wheels Up, que estão vendo o uso de aeronaves voltando aos níveis normais e novos clientes entrando em suas frotas.
“Embora a pandemia global tenha afetado muito a nossa indústria, continuamos a ver alguns sinais positivos”, acrescentou. “O uso de aeronaves privadas continua aumentando para os níveis de 2019 que se aproximam. Também estamos testemunhando o crescente interesse de um novo grupo de indivíduos que estão explorando os benefícios da aviação privada pela primeira vez.
“Estamos ansiosos para ver a reação de nossos clientes quando receberem seu primeiro King Air 260.”
Fonte: Skies Mag
Foto: Textron