ASABRAS NEWS


MUSAL receberá um Leaejet R35

Jato de reconhecimento desativado, será entregue ao MUSAL

por: Gilson Campos - 30/11/2020

Após 11 mil horas de voo em missões de reconhecimento fotográfico, o R-35 com matrícula FAB 6000 fará um último voo até o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), e passará a fazer parte do Museu Aeroespacial (MUSAL). Versão militarizada do jato executivo Gates Learjet 35, a aeronave estava em serviço desde 1987.

A FAB adquiriu três aeronaves Learjet 35 para desempenhar a missão de reconhecimento fotográfico. O Esquadrão Carcará operou os jatos em substituição aos RC-130 Hércules. Ao longo de 30 anos os R-35 tiveram como sede a Base Aérea do Recife, tendo sido transferidos para Anápolis (GO) em janeiro de 2017, com a mudança de sede do esquadrão.

O Esquadrão Carcará continuará suas operações com as suas três aeronaves R-35AM, versão equipada com sensores DR-3000, de inteligência eletrônica. Já o 6º Esquadrão de Transporte Aéreo, de Brasília (DF), opera a versão de transporte do Learjet 35, designada U-35.

Fonte: Redação Revista ASAS

Foto: Sargento Rezende - FAB





DEVOLVAM AS ASAS AO BRASIL
A Campanha Nacional da Aviação Civil "Devolva as Asas ao brasil", é uma ação popular que busca o apoio de toda a sociedade aeronáutica brasileira e do setor produtivo da aviação. Um esforço comum, com foco no estancamento do retrocesso imposto nos últimos anos, na recuperação da aviação geral no país e incentivo para a retomada da posição de destaque que o Brasil sempre ocupou na aviação mundial.

Contatos

  • ASABRAS - Campanha Nacional da Aviação Civil
  • Av. Presidente Vargas, 962, sala 1004
  • Rio de Janeiro - RJ - Cep
  • Fone: 21 2262-0936
  • Email: contato@asabras.org.br
  • Website: www.asasaobrasil.org.br