Conhecemos o “Encontro das Velhas Águias” lá de Curitiba, falamos delas e reverenciamos as “velhas águias”, embora algumas não queiram ser assim chamadas… e o que fazemos nós pelas “jovens águias”? Sem elas logo, logo não teremos mais “águias”, nem as velhas.
A alguns anos atrás era fácil encher os aeroclubes de alunos: não havia muita opção de lazer ou esporte para os jovens, a idade mínima para habilitar-se no voo à vela era 16 anos e nos aviões 17 e as opções de trabalho na aviação eram maiores. Hoje a idade mínima para a habilitação de qualquer piloto passou para 18 anos ( até onde eu sei, o Brasil é o único pais no mundo com estes limites).
Como a escolha de uma carreira ou esporte é feita bem antes dos 18 anos, estamos perdendo de goleada para outros esportes e temos que fazer alguma coisa para inocular nos jovens, antes desta decisão, o “aerococus” que os fará decidirem-se pela aviação.
O aeromodelismo é a única modalidade de aerodesporto que pode contaminar o jovem, já a partir dos sete anos, trazendo-o para o nosso lado. Fora isto, só nos resta partir para a ofensiva através das ações previstas no Programa “JOVEM ÁGUIA”, cujo esboço está sendo feito, mas que prevê, em princípio um extenso número palestras agendadas em escolas e um incremento aos “voos de batismo” , na tentativa de aumentá-los em número e em qualidade. Quanto maior o número de jovens “batizados” maiores as chances de termos novos candidatos aos cursos de pilotagem no futuro.
Estamos preparando o início dessa ação para o segundo semestre, no momento captando os possíveis patrocinadores e parceiros, para que possamos oferecer “voos de batismo” e palestras nas escolas.
O Programa “JOVEM ÁGUIA” se propõe a realizar palestras para estudantes do último ano do 1º Grau sobre a História da Aviação e sobre as modalidades de aerodesporto. Para os estudantes mais velhos, do 2º grau, nossas palestras incluirão além destes dois tópicos, a Aviação como uma possibilidade de carreira Profissional.
Cada proprietário de aeronave privada pode engajar-se desde já no projeto “jovem águia” ao preencher um lugar vazio do seu avião no seu voo de lazer, com um jovem de seu relacionamento, filho de um amigo ou um dos estudantes selecionados nas palestras.
Quem tiver uma ideia ou tempo disponível para participar dos programas da CANAC está convidado a manifestar-se e a trabalhar. Faça contato pelo telefone 021-98733-3333 e fale com o Albrecht.